:::: MENU ::::

Zionist Forum

Zionist Forum

O mundo globalizado vive um momento único de mistificações e manipulação de informações através de mídias diversas. Esta realidade é refletida dia-dia em vários lugares do mundo onde a ignorância e falta de informações afetam a sociedade em geral na sua formação de opinião e tomada de decisões.

O conflito Árabe-Israelense é com certeza um dos t
emas mais difundidos na mídia mundial pela atenção desproporcional que obtém e pela força de mover massas tanto de um lado como de outro neste cenário geopolítico extremamente complexo. Entendemos que apenas com informações fidedignas com base factual poderemos trazer à tona a formação de jovens que entendem, conhecem e propagarão os fatos conforme eles aconteceram e acontecem em Israel e em outros cantos do Oriente Médio.

O Hillel Rio, sendo uma organização sionista, que dá ao seu público plataformas de conhecimento através de projetos e programas em diversas áreas, entende a necessidade de oferecer a estes um formato único de estudos sobre o conflito e sobre Israel de maneira abrangente e profunda ao mesmo tempo através de palestras e discussões sobre diversos temas relacionados a Israel e aos conflitos na região.
Sendo assim, o Hillel Rio junto com seus voluntários, criaram o “Zionist Forum”, tratando-se de um projeto que reunirá palestrantes, documentários cuidadosamente selecionados, filmes renomados que tratam destes assuntos. O Zionist fórum é um projeto anual que terá a duração de 6 a 8 meses, dividido em módulos a qual cada módulo terá uma palestra e uma atividade áudio visual seguida de uma discussão entre os participantes a respeito do tema.

*Interessados enviar email para producao@hillelrio.org.br

Modulo de Abertura com Flavio Azm Rassekh. 11/05

Irã: A questão nuclear e as relações com Israel e o Ocidente
Data: 11/05/2015
Palestrante: Flavio Azm Rassekh

Filme: 118 Dias (Rosewater, 2014). 21/05

Filme: 118 Dias
Sinopse: Maziar Bahari (Gael García Bernal) é um jornalista iraniano que trabalha para a revista americana Newsweek e vive em Londres, ao lado da esposa grávida. Ele é enviado para cobrir as eleições presidenciais no Irã em 2009, onde o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad corre o risco de não se reeleger. Após uma vitória folgada de Ahmadinejad, rumores de que a eleição teria sido fraudada provocam diversas manifestações populares, algumas repelidas com violência pela polícia local. Bahari consegue filmar um destes ataques e veicula o material para ser divulgado mundo afora, o que o transforma em alvo do governo iraniano. Preso por tempo indeterminado, ele passa a ser torturado para que confesse que estava agindo em nome de uma conspiração ocidental para derrubar o presidente iraniano.
Data: 21/05/2015

Modulo 2 - As Guerras de Israel. 28/05

As Guerras de Israel
Uma palestra enriquecedora sobre todas as guerras que Israel passou desde 1936 na grande revolta árabe na região até os últimos conflitos em Gaza.
Data: 28/05/2015

Documentario: A guerra dos seis dias. 2/6

A Guerra dos seis dias 
Sinopse: A Guerra dos Seis Dias, também conhecida como Guerra de 1967 ou ainda Terceira Guerra Árabe-Israelense, foi o conflito que envolveu Israel, Síria, Egito, Jordânia e Iraque. Ocorreu entre 05 e 10 de junho de 1967, o que mudaria a história de Israel e do oriente médio até os dias de hoje.
Data: Terça, 2/6 às 20h

Modulo 3 - Dilemas legais em contra terrorismo. 17/6

Dilemas legais em contra terrorismo.
Palestrante: André Lajst
Diretor do Hillel Rio, é especialista no conflito Árabe Israelense, se formou em diplomacia e governo pela IDC Herzliya em Israel e tem Mestrado em Contra Terrorismo e Segurança Nacional. Serviu ao Exercito de Israel na Inteligência da Força Aérea por 2 anos. André apresentará os dilemas que Israel enfrenta diariamente ao lutar contra o terrorismo dentro de zonas de civis. Uma palestra informativa de como Israel definiu seu alto standard de proteção aos civis ao mesmo tempo em que cumpre a lei internacional e luta o terrorismo de maneira eficiente e eficaz.
Data: Quarta, 17/06 às 20h

Modulo 4 - Israel e a ONU. 1/7

Israel e a ONU.
Ao longo dos últimos anos temos visto uma serie de acusações e condenações da ONU e em especifico do conselho de direitos humanos da ONU. Entendemos que a representação da ONU e dos países ali representados tem dois pesos e duas medidas quando o assunto é Israel. O palestrante falará como funciona a ONU por dentro e por que Israel é tão julgado nesta organização.
Palestrante: Heni Ozi Cukier
Data: 1/07/2015

Especial - Jerusalem em Foco. Quinta 24/9 as 20h

Painel Especial - Quarta, 21/10 as 20h

Modulo 5 - Negociosos entre Brasil e Israel

Modulo 6 - Dilemas e paradoxos do conflito Israelo-Palestino. Quarta, 18/11

Modulo 7 - Direitos Humanos em Israel e no Mundo. Quinta, 10/12 as 20h

Modulo 9 - Processo de paz.

Processo de paz
Entre 1991 e 2008 existiram 17 iniciativas de paz para que se chegasse a um acordo entre Israelenses e Palestinos. A importância do entendimento destes processos é essencial para a discussão legitima de maneira imparcial sobre o conflito árabe Israelense.
Palestrante: André Lajst
Data: 9/10/2015

Os desafios de uma eventual divisao de Jerusalem.

Discussão sobre os desafios de uma eventual divisão de Jerusalém com o auxilio de um mapa topográfico profissional da cidade.
Data: 24/09/2015

Modulo 10 - O milagre economico de Israel no seculo 21.

O milagre econômico de Israel no século 21.
Como foi que em 67 anos Israel se transformou em um dos maiores polos tecnológicos do mundo.
Palestrante: Consul Daniel Kolbar
Data: Outubro

Encerramento do ciclo

Atividade a ser definida pelos voluntários lideres do projeto.
Data: Novembro

 

Demo Content

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer Participar? Cadastre-se